quinta-feira, 15 de setembro de 2011

INSTRUÇÕES PARA LIMPEZA DA LAMA RESIDUAL DAS ENCHENTES

A lama das enchentes tem alto poder infectante e fica aderida aos móveis, paredes, fios e tomadas elétricas, assoalhos, etc. Recomenda-se:
- desligar a rede elétrica, limpar as tomadas e conexões;

- aguardar a secagem antes de religar a energia elétrica;

- tirar a lama com enxadas, pás, baldes (sempre protegendo-se com luvas e botas de borracha para evitar agravos a saúde humana como leptospirose);

- lavar e limpar o local utilizando água, panos e sabão;

- desinfetar com uma solução de água sanitária na proporção de 4 copinhos pequenos descartáveis (para café) de água sanitária em um balde de 10 litros de água.

- passar um pano embebido na solução acima, em paredes, pisos, teto, azulejos, móveis e utensílios;

- para higienização do ambiente externo – espalhar cal hidratada;

- organize o lixo em local apropriado para posterior coleta por parte do poder público.

CUIDADOS COM DOENÇAS:
- O período de incubação da leptospirose, transmitida por roedores domésticos, vai de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte. Apresentando alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

ATENÇÃO AOS ANIMAIS PEÇONHENTOS:
- Na limpeza de entulhos e do lixo doméstico, é preciso tomar cuidado com animais peçonhentos como aranha, cobras e escorpiões que com a enchente são desalojados de seu habitat.

- Ao voltar para casa, deve-se sacudir roupas, sapatos, roupas de camas antes de utilizá-los.

- Até a limpeza total da região, não ande descalço. Tape buraco nos assoalhos. Mantenha os arredores da casa limpos. Não coloque as mãos em buracos ou tocas.

- Em caso de picadas, a vítima deve aguardar por socorro deitada, para diminuir a absorção do veneno, Não tente chupar o veneno para extrai-lo do corpo nem amarre o lugar afetado. Procure ajuda profissional imediatamente.
http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário