segunda-feira, 11 de julho de 2011

É MAIS FÁCIL SUBIR E DESCER UMA ESCADA? – SAÚDE DO TRABALHADOR

Tanto faz subir como descer uma escada para correr riscos de quedas, mas o risco aumenta substancialmente se ao subir ou descer uma escada você estiver carregando algum peso. O ato de subir ou descer é tão normal que não percebemos o quanto do nosso corpo é exigido ou está envolvido nesse processo, como a utilização dos músculos, tendões, articulações, tato e contato visual, além da força da gravidade que exerce um papel importante.

Quanto mais fortalecido os músculos estiverem, melhor será o desempenho ao subir ou descer uma escada, daí a importância da ginástica laboral e o treinamento - os exercícios ajudam a prevenir lesões e a melhorar a saúde. O treinamento proporciona a melhor utilização do corpo para que nada seja exigido além do necessário, permitindo um melhor desempenho sem colocar em risco a saúde do trabalhador, contribuindo para evitar acidentes.

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho pode fazer testes na empresa utilizando funcionários com idade, peso e alturas diferentes, incluindo nesse teste funcionários que utilizam óculos, porque os óculos dependendo do grau e o tipo de comprometimento da visão pode interferir perigosamente em certas tarefas como subir ou descer uma escada, por exemplo, mas para isso, devem ser observadas as orientações da NR-17 com relação aos riscos do transporte manual de cargas e as limitações de cada indivíduo - esse teste pode balizar seus treinamentos futuros. É importante lembrar que um teste não é um experimento científico que é mais aprofundado e exige metodologias para que haja uma conclusão do estudo.

Quando o trabalhador conhece seu limite, os movimentos mecânicos que o corpo faz e a parte do corpo que está sendo exigida ao transportar uma carga manual, certamente ficará mais atento quando estiver executando esse tipo de tarefa.
http://www.liveseg.com/rapidas/e_mais_facil_subir_ou_descer_uma_escada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário