O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (principio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência no país, podendo este ser intercambiável.
O Ministério da Saúde através da ANVISA, avalia os testes de bioequivalência entre o genérico e seu medicamento de referência, apresentados pelos fabricantes, para comprovação da sua qualidade.
O que são medicamentos similares?
Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas não têm sua bioequivalência com o medicamento de referência comprovada.
O medicamento genérico tem o mesmo efeito do medicamento de marca?
Sim. O medicamento genérico têm a mesma eficácia terapêutica do medicamento de marca ou de referência.
O medicamento genérico é o único que pode ser intercambiável com o medicamento de referência, visto que foi submetido ao teste de bioequivalência.
É preciso receita médica para comprar um medicamento genérico?
Sim. Qualquer medicamento, exceto os de venda livre, seja de marca, similar ou genérico deve ser vendido mediante prescrição médica.
O que é princípio ativo?
É a substância existente na formulação do medicamento, responsável pelo seu efeito terapêutico.
Também denomina-se fármaco.
Também denomina-se fármaco.
A auto medicação é uma prática perigosa.
Fonte: Ministério da Saúde
http://www.fazfacil.com.br/saude/remedios_genericos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário