quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

REUNIÃO MARCA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA SENTINELAS EM AÇÃO EM 2012

“Uma boa parceria no âmbito da gestão de saúde, com o objetivo de mitigar o risco”. A afirmação, do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, abriu a reunião do programa Sentinelas em Ação 2012, nesta terça-feira (7/2). O Sentinelas em Ação é uma parceria entre a Anvisa e o Hospital Sírio Libanês, com apoio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

A prioridade do programa é tratar de assuntos relacionados à vigilância sanitária de produtos que já estão no mercado, promovendo a atualização e o intercâmbio de conhecimentos. Realizado por vídeo conferência, conta com a participação de representantes do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós) e da área de segurança do paciente. A atividade é direcionada às instituições que compõem a Rede Sentinela de Serviços de Saúde em todo o Brasil e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
A Rede Sentinela é composta por 148 hospitais que atuam de forma constante na identificação e notificação de problemas com produtos para saúde. As palestras são transmitidas em tempo real, às terças-feiras, das 11h às 12h (horário de Brasília), utilizando-se das tecnologias de videostreaming e videoconferência.
A próxima palestra do mês de fevereiro será no dia 14, quando o professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Walter Mendes, falará sobre “Segurança do Paciente – ocorrência de eventos adversos em hospital no Brasil”. A palestra do dia 28 de fevereiro será apresentada pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, e terá como tema a identificação de problemas com próteses mamárias.

Encontro Nacional
            Nos dias 13 e 14 de março, será realizado, em Fortaleza (CE), o Encontro Nacional da Rede Sentinela. Durante a reunião, será aprofundada a discussão sobre a gestão do risco sanitário, articulada entre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e a Rede Sentinela. Também serão conhecidas as experiências de hospitais da rede e apresentadas as perspectivas de trabalho do SNVS e do Vigipós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário