quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

INTOXICAÇÃO POR MEDICAMENTOS

O uso da internet traz conhecimentos e proporciona muitos benefícios aos usuários, porém há um dado muito preocupante que vem chamando a atenção. Na mesma velocidade com que se criam páginas sobre os mais diversos assuntos, cria-se também uma legião de usuários que procuram sites em busca de diagnósticos e dicas sobre doenças ou até comprando medicamentos pela internet sem receita médica.

Nós sabemos que quando há um problema de saúde, o melhor profissional para tratar do assunto é um médico que investiga os sintomas através de exames e receita medicamentos para o tratamento, portanto, é preocupante que pessoas se abasteçam de informações em sites que por mais que estejam embasados na literatura médica e farmacêutica, não são os locais mais apropriados para diagnosticar ou tratar de uma doença. Existem muitos locais na internet que prestam um bom serviço de utilidade pública, pois divulgam informações relevantes, mas é importante que a pessoa que se utiliza de sites especializados a procura de informações, busquem posteriormente a ajuda de um médico para resolver o seu problema de saúde.

O medicamento sem receituário médico faz mal a saúde e compromete anos de pesquisas, como é o caso do uso indiscriminado de antibióticos que podem fortalecer bactérias tornando o medicamento ineficaz. Produtos fitoterápicos ou os chamados à base de plantas medicinais, embora pareçam inofensivos por trazerem o rótulo de produto natural, também podem causar mal a saúde se o tratamento não tiver acompanhamento médico.
A intoxicação por medicamentos tem preocupado as autoridades de saúde que vêm monitorando os casos que ocorrem, bem como combatendo os falsificadores de medicamentos que atuam por todo país e que vez ou outra acabam estourando em algum escândalo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA exerce um papel importante na normatização, controle e fiscalização dos produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde, conforme Art. 2º Inciso III da Lei nº 9.782/99 que criou a agência. Qualquer medicamento antes de ser comercializado, tem que ser aprovado pela ANVISA, independentemente se o medicamento já exista em outros países, aliás, a importação e exportação de medicamentos passam por rígidos critérios.

A automedicação é cultural no Brasil o que leva o governo através do Ministério da Saúde a fazer várias campanhas de alerta a população para os perigos de tomar medicamentos sem acompanhamento profissional. Os inibidores de apetite, por exemplo, muito procurado por mulheres que desejam perder peso rapidamente, podem ser perigosos causando até dependência física e alterações no comportamento se utilizados por muito tempo, por isso é necessário que haja acompanhamento médico no tratamento para emagrecer. A utilização de medicamentos não deve ter por base a indicação de parentes e amigos, pois um remédio que fez bem a uma pessoa pode fazer mal a outras. A busca pela beleza através dos medicamentos além do custo material pode custar também a vida. Não quer dizer que todo o produto seja perigoso, o perigo é fazer tratamentos de saúde por conta própria.

As caixinhas de medicamentos que as empresas possuem para resolver problemas pontuais na saúde de seus funcionários, também devem ter a supervisão de um médico. Há casos em que esses medicamentos além de não possuírem muito controle, estão a cargo de pessoas que não tem habilidade ou preparação para ministrarem os medicamentos e que nem sequer ficam atentas para a sua validade. Tomar medicamentos vencidos além de não ter a eficácia garantida, prejudica a saúde, portanto, todo o cuidado em se tratando de medicamentos se faz necessário.
Diagnosticar doenças e propor tratamentos são atos médicos e a empresa tem a obrigação de implantar o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Veja o que diz a NR-7:

“7.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.”

Levar a sério a questão da saúde é importante, e procurar os meios adequados para tratá-la é uma responsabilidade de cada um, pois não se joga com a saúde nem tão pouco deve entregá-la nas mãos de aventureiros.     
http://www.liveseg.com/intoxicacao_por_medicamentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário