quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

17 DICAS PRA MELHORAR O SEU LAR E O MEIO AMBIENTE

1 – Embora no Brasil os painéis solares continuem caros, é considera viável a utilização dessa tecnologia. A instalação é fácil e não necessita de mão-de-obra qualificada. Ainda usados, estes painéis continuam tendo um rendimento tão bom quanto novos, ou seja, seria um bom negócio comprar painéis usados pela metade do preço.

2 – Troque as lâmpadas simples (incandescentes) por fluorescentes. Essas últimas usam 70-75% menos energia e duram 10 vezes mais que as incandescentes. Por exemplo, a iluminação de uma lâmpada fluorescente de 26 watt equivale a uma incandescente de 100 watt. A vida útil de uma lâmpada fluorescente dura cerca de 5 a 7 anos e durante esse tempo a economia chega a R$ 120 para cada lâmpada.

3 – Melhorias no telhado. Acredite ou não, pesquisas apontam que a cor e o material usados nos telhados ajudam a diminuir o calor no interior de uma casa. Cores claras ajudam a refletir o calor para fora. Se você está pensando em reformar seu telhado, leve em consideração telhas de cor branca. Isso ajudará a manter sua casa e seu sótão frescos.

4 – Coloque detector de movimento no exterior de sua casa para ativar as luzes que estão do lado de fora. Isso ajudará a economizar energia e aumentará o tempo de vida das lâmpadas.

5 – Não gaste água. Cheque por vazamentos e pingos nas torneiras e conexões. Use água fria para lavar as roupas. Vista mais tempo que o habitual aquela calça jeans que você gosta. Lave sua toalha de banho somente nos finais de semana. No meio da semana você pode secá-la ao invés de lavá-la. Faça da economia de água um assunto familiar: Ensine seus filhos a economizá-la, como por exemplo, desligando a torneira ao escovar os dentes ou tomando um banho rápido, desligando o chuveiro ao esfregar a cabeça.

6 – Instale bocais de sprays nos chuveiros. Isso economizará água , por exemplo, ao lavar a cabeça. Os bocais de sprays são um ótimo investimento, pois estabelece um baixo fluxo de água no banho e é portável, você pode levar a qualquer lugar e é ideal para quem mora em casa alugada.

7 – Empilhe o adubo caseiro em seu quintal. Ache um lugar apropriado para empilhar o adubo. Misture o resto de comida com uma pá toda semana para o adubo dar uma “respirada”. Coloque cascas de ovos, café coado, frutas e verduras podres por cima da terra. Os outros tipos de lixos deverão ficar em lugares apropriados, como reservatórios de reciclagem para os recicláveis, etc.

8 – Se você mora em lugar frio, coloque uma capa de alumínio nas portas. Isso ajudará a reter o calor para dentro da casa.

9 – Limpe os filtros de seu ar condicionado ou recoloque-os regularmente. Um filtro sujo irá atrasar a saída de ar, aumentando o custo na conta de luz. Quando não estiver em casa, ajuste o termostato para temperaturas mais altas ou desligue-o.

10 – Termostatos automáticos ajudam na redução da conta de luz. Estima-se que você poderá economizar até 3% dos gastos a cada grau que você diminuir e 6% para cada grau aumentado.

11 – Se você tiver uma lareira em sua casa, instale portas de vidro no cômodo em que está instalada. O vidro evita para que o calor saia para o lado de fora

12 – Evite deixar os aparelhos eletrodomésticos em stand-by. Mesmo, por exemplo, depois de desligar seu computador desconecte a tomada do plug. Você poderá economizar de 10 a 15%.

13 – Instale mais ventiladores em sua casa. Exaustores (“puxadores de ar”) servem para um propósito muito específico. Nos meses de calor os exaustores podem, indesejadamente, tirar calor e umidade do banheiro ou cozinha. Ventiladores de teto ajudam a reduzir a dependência de ar condicionado durante o verão e podem ser úteis no inverno, transferindo o calor do teto para baixo.

14 – Isole sua casa se você mora em lugares frios. Portas e janelas são as maiores saídas de energia (calor) de sua casa. Instale varradores de ventos e calor ( weather-stripping ) em suas janelas e portas. Quando a falta de calor na casa é detectada, a primeira coisa que devemos verificar são as portas e janelas.

15 – Viva o código dos 3 R´s. Recuse, reuse e recicle. Esteja com essas 3 coisas em mente para quando for comprar ou descartar algo.

16 – Leve em consideração a cor da tinta das janelas. Cores escuras ajudam a reter o calor (bom para o inverno) e cores claras refletem a luz, “espalhando” o calor (bom para o verão).

17 – Use roupas claras no verão, elas podem evitar em 99% os efeitos dos raios ultravioletas. Então, o que está esperando? Deixe o Sol entrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário