quinta-feira, 21 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO DE 2013

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e afetam os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

O ano de 2013 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional de Cooperação Água (ONU Resolução da Assembleia Geral 65/154).
Eventos e atividades ao redor do mundo e em todos os níveis ajudará a sensibilizar para o potencial e os desafios para a cooperação água, facilitar o diálogo entre os atores, e promover soluções inovadoras.

Um dia internacional para celebrar a água doce foi recomendado no 1992 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). Das Nações Unidas Assembleia Geral respondeu com a designação de 22 março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água.

Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce. Assim, o Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos de água doce.

O sucesso do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água é dependente do envolvimento e do compromisso de um número amplo de partes interessadas, incluindo, mas não limitado a jovens / crianças, público adulto, setores econômicos, as comunidades indígenas e locais, sociedade civil, governos e tomadores de decisão, Organizações Internacionais, agências de financiamento internacionais, os meios de comunicação.

O Dia e seu tema são de fato "assunto de todos" e os esforços feitos para e em 22 de março deve criar uma dinâmica que vai além do próprio dia e até mesmo para além do Ano de 2013.

http://www.florestas2011.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=955:o-ano-de-2013-foi-proclamado-pela-onu-como-o-ano-internacional-de-cooperacao-agua&catid=60:noticias&Itemid=82
http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-agua

Nenhum comentário:

Postar um comentário