terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FESTAS DE FIM DE ANO E O VERÃO

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Com a chegada do verão e das festas de fim de ano, verifica-se um aumento no número de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos no país. Esse incremento não está associado unicamente às comemorações, mas também às férias escolares, viagens e carnaval, ocasiões onde as pessoas realizam mais refeições fora de suas residências e ingerem alimentos provenientes de lugares diversos como ambulantes, vendedores de praia, lanchonetes e restaurantes.

Pensando nisso, a Anvisa selecionou algumas dicas para esclarecer sobre os cuidados necessários para garantir a segurança dos alimentos e assim, a sua saúde.

1 - O que são Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)?
São doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados com micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas. Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa seqüelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.

2 - Como as DTA podem ser evitadas?
A maior parte das DTA pode ser prevenida por meio da adoção de procedimentos higiênicos durante a manipulação dos alimentos. A Organização Mundial de Saúde elaborou os Cinco Pontos-Chave para uma Alimentação mais Segura. Seguindo essas recomendações, você pode evitar a contaminação do alimento e, conseqüentemente, os casos de DTA.

Mantenha a limpeza
  • Lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e freqüentemente, durante todo o processo.
  • Lave as mãos depois de ir ao banheiro.
  • Higienize todos os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas ou tábuas de corte.
  • Proteja as áreas de preparação e os alimentos de insetos, pragas e outros animais.
Por quê?
Embora a maior parte dos micróbios não provoque doenças, grande parte dos mais perigosos encontra-se no solo, na água, nos animais e nas pessoas. Estes micróbios são veiculados pelas mãos, passando para roupas e utensílios, sobretudo para tábuas de corte, onde facilmente podem passar para o alimento e vir a provocar as Doenças Transmitidas por Alimento (DTA).

Separe alimentos crus de alimentos cozidos
  • Separe carnes e peixes crus de outros alimentos.
  • Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos.
  • Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos.
Por quê?
Alimentos crus, especialmente carnes, peixes e seus derivados, podem conter micróbios perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos, durante sua preparação ou armazenamento.
 
Cozinhe bem os alimentos
  • Cozinhe bem os alimentos, especialmente carnes, ovos e peixes.
  • As sopas e caldos devem ser cozidos até a fervura, por pelo menos 1 minuto. No caso das carnes, certifique-se que seus líquidos são claros e não avermelhados.
  • Ao reaquecer os alimentos já cozidos, assegure-se que todas as partes do alimento sejam aquecidas igualmente.
Por quê?
Um cozimento adequado consegue matar quase todos os micróbios perigosos. Estudos demonstram que cozinhar os alimentos a uma temperatura acima de 70° C garante um consumo mais seguro. Os alimentos que requerem mais atenção incluem carne moída, almôndegas, grandes peças de carnes e aves inteiras.

Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
  • Não deixe alimentos cozidos por mais de duas horas à temperatura ambiente.
  • Refrigere rapidamente os alimentos cozidos e os perecíveis, preferencialmente abaixo de 5°C.
  • Mantenha os alimentos cozidos quentes (acima de 60° C) até o momento de serem servidos.
  • Não armazene alimentos durante muito tempo. O prazo máximo de consumo do alimento preparado deve ser de 5 (cinco) dias, mesmo que conservado sob refrigeração.
  • Não descongele alimentos à temperatura ambiente. O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC ou em forno de microondas quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento.
Por quê?
Os micróbios podem multiplicar-se muito depressa se os alimentos estiverem à temperatura ambiente. Mantendo à temperatura abaixo dos 5 ºC e acima dos 60 ºC, sua multiplicação é retardada ou mesmo evitada. Alguns micróbios que podem causar DTA multiplicam-se mesmo abaixo dos 5ºC.

Utilize água e matérias primas seguras
  • Utilize água potável ou trate-a para que se torne segura. A fervura, a lavagem e a filtração são procedimentos importantes para inativar os micróbios.
  • Escolha frutas e vegetais frescos e variados. De preferência, os alimentos da estação.
  • Escolha alimentos processados de forma segura, como o leite pasteurizado ou esterilizado.
  • Lave frutas e vegetais antes de consumi-los.
  • Não utilize alimentos com prazo de validade vencido.
Por quê?
As matérias-primas, incluindo a água e o gelo, podem estar contaminadas com micróbios perigosos ou perigos químicos.
Substâncias químicas tóxicas podem formar-se em alimentos estragados ou com bolor. Tenha atenção na escolha das matérias primas e no cumprimento de práticas simples que podem reduzir o risco, tais como a lavagem.
A escolha dos estabelecimentos onde você irá comer também é importante. Utilize como critério a limpeza e a organização do ambiente e a higiene dos atendentes. Observe também se o local apresenta condições adequadas para conservação dos alimentos oferecidos. Lembre-se! Os produtos devem ser expostos sempre em cima de prateleiras e quando refrigerados e congelados devem ser mantidos na temperatura indicada pelo fabricante.
Caso o estabelecimento não apresente boas condições de higiene, como alimentos com a validade vencida e armazenamento inadequado do alimento, comunique ao serviço de vigilância sanitária de sua localidade.
Para mais informações sobre os cuidados a serem adotados durante a manipulação dos alimentos, consulte a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Resolução-RDC nº 216/04 e outras publicações da Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário