quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TRABALHANDO EM TELHADOS

Muitos trabalhadores executam suas tarefas com maestria, porém se esquecem da sua própria segurança. No relato de hoje, pude observar um trabalhador andando sobre um telhado como se estivesse caminhando em uma calçada qualquer, sem capacete de segurança, manipulando telhas sem luvas e por fim caminhando sobre uma superfície estreita com a sua caixa de ferramentas à mão, correndo o risco de cair de uma altura superior a três metros.

Nunca saberemos as reais condições de um telhado, até porque essa superfície está exposta aos raios solares, chuva e até defeitos de fabricação invisíveis aos olhos, que podem fragilizar as telhas com o passar do tempo. O trabalho em telhado exige planejamento prévio, EPI adequado e passarelas para aumentar a resistência das telhas e evitar que o trabalhador sofra acidentes. Não importa quanto tempo é necessário para montar e desmontar um aparato de segurança, o importante é evitar que o trabalhador se exponha a riscos desnecessários.

O trabalhador não deve sob nenhuma hipótese caminhar sobre superfícies estreitas, pois o risco de queda é alto. Normalmente esses locais são revestidos com pedras naturais ou chapas metálicas para dar acabamento, deixando a superfície sem aderência, além de o trabalhador correr o risco de sofrer um mal súbito enquanto caminha.

Esta matéria serve de alerta aos Técnicos em Segurança do Trabalho sobre a importância do treinamento aos trabalhadores que realizam este tipo de tarefa dentro ou fora da empresa.
http://www.liveseg.com/rapidas/telhado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário