segunda-feira, 24 de outubro de 2011

VOCÊ SÁBIA...

...Que remédio e medicamento não são a mesma coisa?
Remédio: provém do latim remedium, aquilo que cura. Compreende tudo que é empregado para a cura de uma doença, inclusive o medicamento. Ex.: Exercícios físicos, repouso, fisioterapia... Podem ser remédios, porém não são medicamentos.

Medicamento: provém do latim medicamentum, que significa cuidar de, tratar, proteger. São substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou
indústria farmacêutica que atendem especificações técnicas e legais.

...Que as faixas coloridas nas caixas servem para identificar ou classificar os medicamentos quanto ao grau de risco que eles têm?
Os medicamentos que têm a faixa preta somente podem ser vendidos com prescrição médica, pois podem causar dependência física ou psíquica.

Os medicamentos que têm a faixa vermelha somente podem ser vendidos sob prescrição médica. Todos eles possuem contra-indicações ou efeitos colaterais e podem causar alergias
ou agravos à saúde se mal utilizados. Além disso, alguns deles também podem causar dependência física ou psíquica.

A faixa amarela designa o Medicamento Genérico, que leva uma grande letra G sobre a faixa e o texto “Medicamento Genérico” escrito em azul.

Medicamentos sem as faixas na embalagem podem ser adquiridos sem receita médica. Mas isso estritamente quando necessário, de forma segura e responsável, evitando possíveis riscos da automedicação.

...Que as farmácias e drogarias são obrigadas pela lei a manter uma lista dos medicamentos genéricos que são vendidos, em local que todos possam ver, acompanhada do nome dos medicamentos de referência (ou de marca) a que eles correspondem, que deve ser atualizada todo mês?

...Que partir comprimidos ao meio para dividir a dose, abrir cápsulas, interromper o tratamento por conta própria pode comprometer a eficácia dos medicamentos e favorecer o retorno da doença?

...Que mesmo que indicados por amigos ou parentes, você não deve utilizar medicamentos sem orientação médica?
Cada organismo é único e exige indicações e doses de medicamentos apropriadas.

...Que as plantas medicinais, medicamentos homeopáticos e fitoterápicos também provocam efeitos indesejáveis e apresentam contraindicações?
Além disso, você sabia que eles podem ainda prejudicar a ação de outros medicamentos? Assim, todos os remédios devem ser tomados sob orientação do médico ou farmacêutico.

...Que em todas as farmácias e drogarias brasileiras, durante todo o período de funcionamento dos estabelecimentos, é obrigatória a presença do Farmacêutico?

...Que existe um regulamento específico que estabelece normas para a veiculação da propaganda de medicamentos?
É a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) n.º 102/2000.
Conheça mais:http://www.anvisa.gov.br/propaganda/legis.htm#

...Que a Constituição Federal de 1988 traz, no seu artigo 220, a garantia do estabelecimento de meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde ou ao meio ambiente? E que este é o mesmo artigo que fala sobre a liberdade de pensamento, criação, expressão e a informação, sob qualquer forma?
Conheça mais: Artigo 220, Capítulo V (DA COMUNICAÇÃO SOCIAL) da Constituição Federal de 1988 - http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/
www.anvisa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário