segunda-feira, 12 de agosto de 2013

GRIPES E RESFRIADOS – CUIDADOS COM A SAÚDE.


Estas são as principais doenças que ocorrem durante o inverno. Aparentemente simples, merecem total atenção, pois funcionam como uma porta de entrada para outros problemas de saúde, como pneumonia, asma, rinite, sinusite, entre outros.
 
 

O enfraquecimento do sistema imunológico faz com que as pessoas fiquem mais propensas a outras infecções secundárias, principalmente as bacterianas como a pneumonia. “É um período em que, devido ao clima frio, a população tende há ficar mais tempo em lugares fechados, com pouca circulação de ar, facilitando com isso a transmissão de doenças. Os ambientes mal arejados aumentam a sobrevida de microorganismos, favorecendo o aparecimento das infecções por vias aéreas superiores, como nariz, boca e laringe, explica o coordenador estadual de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SESMG), Edílson Correa de Moura.

Cuidados
Neste período é recomendado evitar locais com grande concentração de pessoas, mofo ou muita umidade e aqueles onde há fumaça de cigarro e poeira. A lavagem do nariz com soro fisiológico morno, várias vezes ao dia, quando há comprometimento importante do nariz, também são procedimentos essenciais nestas circunstâncias. Febre alta, tosse, coriza e dores no corpo são as principais indicações de que algo está errado. Se os sintomas não se tornarem mais brandos a partir do quarto dia de infecção, ou vierem acompanhados de outros sintomas, como manchas avermelhadas, deve-se procurar atenção médica. A atenção com as crianças deve ser redobrada nesse período.

http://www.manhuacu.com/artigo/ler/doencas_respiratorias:_tempo_frio_requer_mais_cuidados_

Nenhum comentário:

Postar um comentário