segunda-feira, 2 de julho de 2012

CURIOSIDADES AMBIENTAIS DO BRASIL E DO MUNDO

Curiosidades relacionadas ao meio ambiente estimulam e possibilitam reflexões sobre os problemas ambientais que estamos vivenciando, bem como nosso papel no processo de reversão ou minimização de tal cenário.
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier).
Então vamos lá! Leia, reflita e se pergunte: O que eu posso fazer para colaborar com o meio ambiente? Qual o meu papel nesse processo? Como a educação ambiental pode ajudar?

VOCÊ SABIA QUE...
* Se uma família de quatro pessoas tomar todos os dias banhos de cinco minutos, gastará mais de 2 600 litros de água por semana, o equivalente a água que uma pessoa bebe ao longo de três anos.

* A temperatura nas cidades é, em média, 2 a 3°C mais alta do que no campo circundante, devido ao consumo de energia.

* As florestas úmidas tropicais, que cobrem somente cerca de 5% da superfície terrestre, são o habitat de mais de metade das espécies de fauna e de flora do planeta?

* Estimativas apontam para que um corte de 50% na produção de CFC's implicaria uma redução de 95% nos danos sobre a camada de ozônio?

* É necessário um barril de petróleo bruto para se fabricarem dois pneus? Por cada litro de óleo usado, ao infiltrar-se nos lençóis subterrâneos pode causar a contaminação de mais de 900 000 litros de água potável?

* Cada pessoa produz em média cerca de 1kg de resíduos por dia, quando no início do século XX, a média mundial não chegava aos 20g diários?

* A descarga que esteja a perder água desperdiça, em 6 meses, 171 mil litros de água.
Quarenta por cento da água potável usada em sua casa vai pelo vaso sanitário abaixo.
(Como descobrir se o seu vaso sanitário perde água? Ponha umas gotas de corante no depósito se... vir água com corante no vaso sanitário, sem ninguém ter puxado a descarga é porque há uma fuga.)

* Cada vez que uma garrafa de vidro é reciclada, poupa-se a energia de uma lâmpada de 100W ligada durante 4 horas?

* As perdas de água por um autoclismo que esteja a pingar podem levar ao desperdício de mais de 171 000 litros de água em 6 meses?

* Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Se as contas forem feitas, isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1 500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.

* A tartaruga-verde, que existe nas costas do Brasil, está em extinção. Em cada mil nascimentos, apenas uma ou duas sobrevivem.

* Os corais, das águas quentes dos trópicos, estão a ficar descorados. Pesquisadores acreditam que eles são as vítimas mais visíveis do efeito de estufa.

* Os rios amazônicos são os rios com maior diversidade de espécies de peixe no mundo. Já foram descritas mais de 1 500 espécies, mas estima-se que existam pelo menos o dobro. Este número é quinze vezes maior do que o número de espécies encontradas nos rios da Europa.

* Existem mais de 3 500 áreas protegidas em todo o mundo. Estas áreas incluem parques, refúgios da vida selvagem e outras reservas. Elas cobrem um total de 5 000 m², ou seja, cerca de 3% da área total da superfície do planeta.

* Cada cidadão da UE produz anualmente 2,3 toneladas de dióxido de carbono. Cada norte-americano produz 5,2 toneladas.

* As celuloses, os têxteis e os produtos químicos são as três indústrias mais poluentes de Portugal.

* O Canadá é um dos países mais afetados pela chuva ácida: catorze mil rios e lagos estão mortos.

* Se os portugueses usassem corretamente a energia, poderiam poupar 86 milhões de contos por ano, ou seja, 16 milhões de barris de petróleo.

* Três litros de um produto solvente (para tintas, por exemplo) podem contaminar 60 milhões de litros de água subterrânea.

* Que quantidade de lixo uma pessoa produz durante a vida? Cerca de seiscentas vezes o peso que atinge na idade adulta.

* Segundo a organização Save a Tree (Salve uma árvore), para fazer apenas setecentos sacos de papel, é preciso uma árvore de quinze a vinte anos de idade.

* Uma torneira a pingar, mesmo que o pingo seja mínimo, pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.

* Em Portugal 70% da energia consumida é obtida através do petróleo.

* Segundo a NASA, as plantas de interior são importantes auxiliares da luta contra a poluição em recintos fechados.

* Uma idéia para poupar energia: tenha as lâmpadas sempre limpas, a sujeira absorve a luz, gastando mais energia.

* A incineração de plásticos lança para a atmosfera diversos agentes tóxicos e cinzas. Entre eles, o ácido clorídrico que provoca chuvas ácidas e contribui para a destruição da camada de ozônio.

* Um dado comprovado: 84% do lixo doméstico é reciclável.

* Uma única pilha contamina o solo durante cinquenta anos.

* A temperatura média do planeta Terra deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 ºC até o final deste século.

* 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer, caso a temperatura suba de 2º a 3º C nos próximos anos;

* A cada ano um automóvel produz em média quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono.

Pensou? Analisou? Concluiu? ENTÃO VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!
Perceba o quanto nossas atitudes, por mais simples que pareçam ser, fazem a diferença em termos de conservação ambiental.
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=18513.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário